sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ciclo de Palestras


Mais uma etapa está chegando! Participe!!

PALESTRA DIA 18/09/2015
HORAS: 19:30h

Local: Auditório do Polo Universitário Federal de Três de Maio

Tema:
Conhecimento, diversidade e educação, fundamentos da condição humana
Palestrante:

Jorge Luiz Cunha

 Jorge Cunha

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM. mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universitat Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1996, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, Comissão de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. Professor pesquisador PPGH e PROHIS.

ESTIMADOS ALUNOS DO POLO UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE TRÊS DE MAIO, PROFESSORES E COMUNIDADE EM GERAL.

Neste ano de 2015, o Polo Universitário Federal de Três de Maio, organizou um Ciclo de Palestras abordando temáticas atuais e transdisciplinares, proporcionando um espaços para reflexão e aprofundamento de conhecimentos relativos a qualidade social da escola e desenvolvimento humano.
A participação nas palestras proporciona a formação complementar (ACG's) aos acadêmicos e Formação continuada para professores.
A inscrição é gratuita, realizada no local do evento.

Certificação: 20 horas para as palestras no Polo. 

Cronograma:

07/08 - Educação e Diversidade – Prpfº. Anselmo Peres Alós - UFSM
Hora: 19:30h Local: Auditório Polo Três de Maio.

28/08 – Desenvolvimento e Educação: das contradições entre o urbano e o rural à construção de uma agenda comum – Profº. Marcelo Antonio Conterato - UFRGS
Hora: 19:30h Local: Auditório Polo Três de Maio.

18/09 - “Conhecimento, diversidade e educação: fundamentos da condição humana” - Profº. Jorge Luiz da Cunha - UFSM
Hora: 19:30h Local: Auditório Polo Três de Maio.

03/10 – CANCELADA

23/10 – a definir.

06/11 - “Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho” – Prfº. Vilson Flores dos Santos - UFSM
Hora: 19:30h Local: Auditório Polo Três de Maio.



AGENDE E PARTICIPE:
26 e 27 de novembro – I Seminário Internacional Sobre Educação e Intercultura.

26/11 - Palestra: Educação na Contemporaneidade. Profº. Dr. Demerval Saviani – UNICAMP/SP
Painel I: Interculturalidade na educação.
Painel II: Educação, Patrimônio e Meio Ambiente.
27/11 – Palestra: Educação do Campo no Contexto Atual. Profº Dr. Jairo Boelter – UFRGS.
Local: Alegria/RS
Seminário Internacional Cerificado a cargo da UFSM.

* A programação completa do Seminário Internacional será divulgado em breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário