segunda-feira, 23 de março de 2015

Diálogos

A questão das drogas ainda é vista sob uma perspectiva de proibição, criminalização e tratamento através de práticas repressoras. Ao oposto dessa política, a Redução de Danos propõe uma abordagem menos preconceituosa com os usuários, trabalhando com medidas que prezam pela autonomia e respeito de suas vidas. Em Santa Maria, o Projeto Ítaca - ERD - Escola de Redução de Danos – trabalha no sentido de desenvolver ações articuladas à rede de Saúde Mental, Atenção Básica e rede intersetorial, propondo a Redução de Danos como um conceito em construção, que envolve práticas estreitamente conectadas em educação, saúde e arte. Dessa forma, a ERD articula a formação de educadores que irão apresentar o conceito da Redução de Danos através de atividades diversas, contribuindo para a elaboração de uma leitura menos punitiva e mais compreensiva com relação às consequências das drogas. A ação dos professores nas escolas é de suma importância na medida em que crianças e jovens tem se tornado foco, seja das estratégias de aliciamento do narcotráfico, seja do ponto de vista policial centrado na punição, ou ainda de medidas de saúde que tomam o uso das drogas como doença tratável pela via da medicalização.

O Projeto Ítaca, com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE UFSM - UAB) e da Pró Reitoria De Extensão Ufsm, dirige-se aos educadores para apresentar a Redução de Danos em sua potência de trabalho educacional desvinculado do aliciamento, da punição e da patologia. Para ampliar as discussões desse tema, convidamos todas e todos a acompanharem o primeiro Diálogos de 2015 com a roda de conversa “Drogas no Âmbito Educacional: Redução de Danos”. A atividade será transmitida ao vivo para todos os polos UAB/UFSM, terá certificação para os participantes* e contará com intervenção artística de Gabit box, do Coletivo de Resistência Artística Periférica (co-rap).
QUANDO: 28/03, sábado, a partir das 14h*A certificação é garantida apenas para quem assistir ao debate nos Polos presenciais UAB/UFSM ou no próprio local do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário